| Óleo de peixe reduz depressão em rapazes |
| 23-Ago-2010 | |
|
Comer mais peixes gordos, como a sardinha ou o salmão, reduz a depressão em rapazes, mas o mesmo não foi verificado nas raparigas, aponta um estudo publicado na revista “Pediatrics”. Os peixes gordos contêm ácidos gordos ómega 3, que incluem os EPA (eicosapentaenóico) e os DHA (docosahexaenóico). Dado que estes nutrientes influem no funcionamento cerebral, muitos investigadores têm questionado se o seu consumo poderia reduzir o risco de desenvolvimento de depressão. Embora a relação entre o consumo destes peixes por adultos e a frequência da depressão tenha sido analisada, até ao momento ainda não tinha sido avaliada essa relação entre adolescentes, um grupo propenso à depressão. Tendo por base esse objectivo, a equipa liderada por Kentaro Murakami, da Universidade de Tóquio, no Japão, analisou as duas variáveis (dieta e depressão) em mais de 6.500 estudantes japoneses do ensino secundário, com idades entre os 12 e os 15 anos. Desse total, 23% dos rapazes e 31% das raparigas tinham sintomas depressivos, tais como baixa auto-estima, falta de esperança e alterações no sono. Ler mais: Notícias - Directório Alimentar |