Dieta mediterrânica ajuda na prevenção da depressão
09-Out-2009

A dieta mediterrânica, um regime alimentar rico em frutas, legumes, cereais integrais, peixes e nozes, e que se sabe estar relacionado com a redução do risco de desenvolvimento do cancro e de doenças cardiovasculares, poderá também ajudar na prevenção da depressão, sugere um artigo publicado nos “Archives of General Psychiatry”. Os investigadores da Universidad de Las Palmas e da Universidad de Navarra, em Espanha, contaram com a participação de mais de 10 mil adultos saudáveis, aos quais foi solicitado o preenchimento de um questionário sobre a sua dieta. A adesão à dieta mediterrânica foi medida tendo em conta nove parâmetros, nomeadamente uma baixa ingestão de carne, uma ingestão moderada de álcool e de produtos lácteos e uma elevada ingestão de frutas, cereais, legumes e peixes. Após terem acompanhado os participantes durante cerca de quatro anos, os investigadores identificaram 480 casos de depressão, 156 em homens e 324 em mulheres. Em comparação com os indivíduos que não adoptaram a dieta mediterrânica, os que a adoptaram apresentaram um risco 30% menor de desenvolver depressão. Foi também verificado que a inclusão de determinados alimentos na dieta, nomeadamente frutas, legumes e azeite, estava associada a uma menor taxa de depressão.

Ler mais: Notícias - Directório Alimentar

 
Warning: Unexpected character in input: ''' (ASCII=39) state=1 in /home/dirercom/public_html/alimentar/components/com_sef/cache/shCacheContent.php on line 511

Parse error: syntax error, unexpected '=' in /home/dirercom/public_html/alimentar/components/com_sef/cache/shCacheContent.php on line 511