|
Consumo excessivo de carne e lacticínios gordos pode afectar qualidade do esperma |
|
24-Abr-2009 |
|
Homens que comem grandes quantidades de carnes processadas e lacticínios não desnatados apresentam espermatozóides de pior qualidade do que os daqueles que comem mais frutas, vegetais e lacticínios com pouca gordura, aponta um estudo publicado na revista “Fertility and Sterility”.No estudo, liderado por Jaime Mendiola do Instituto Bernabeu em Alicante, Espanha, foram avaliados 61 homens que recorreram a uma clínica de fertilidade. Os investigadores verificaram que, entre os homens que apresentavam sémen de pior qualidade, cerca de metade consumia geralmente carnes processadas e lacticínios gordos. Por outro lado, a ingestão de mais frutas e lacticínios magros foi associada a uma melhor qualidade do esperma.Os autores explicaram à Reuters Health que os antioxidantes presentes nas frutas podem proteger o esperma. Outro factor que poderia explicar a relação é o facto de as carnes e lacticínios gordos exporem os homens a substâncias denominadas “xenobióticos” – que incluem esteróides e químicos presentes no ambiente, tais como os pesticidas, que produzem efeitos semelhantes aos do estrogénio.
Ler mais: |