| Café não aumenta risco de insuficiência cardíaca |
| 02-Nov-2009 | |
|
Contrariamente às conclusões de um estudo anterior, o café não aumenta o risco de desenvolvimento de insuficiência cardíaca, sugere um novo estudo publicado no "American Heart Journal".A insuficiência cardíaca é uma condição crónica caracterizada pelo enfraquecimento do músculo cardíaco, que não consegue bombear o sangue de forma a assegurar todas as necessidades do organismo, o que conduz a sintomas como fadiga e dispneia de esforços.Um estudo de 2001 tinha estabelecido uma relação entre a ingestão do café e um aumento do risco de desenvolvimento de insuficiência cardíaca. Nesse estudo, que contou com a participação de 7.500 homens suecos, os investigadores constataram que aqueles que bebiam cinco ou mais chávenas de café por dia tinham um risco maior de desenvolver insuficiência cardíaca do que os homens que bebiam uma menor quantidade de café.Com base neste estudo, a American Heart Association (AHA) declarou que o consumo de café poderia aumentar o risco de insuficiência cardíaca, acrescentando que seria, no entanto, necessária mais investigação sobre esta relação. Ler mais: Notícias - Directório Alimentar |