|
Apenas 16,8% dos europeus lê rótulos nutricionais |
|
|
|
|
04-Mar-2010 |
|
Os consumidores europeus estão pouco sensibilizados para a leitura dos rótulos nos alimentos. Esta é a principal conclusão de um estudo organizado pelo Conselho Europeu de Informação Alimentar (EUFIC), levado a cabo em seis países: Reino Unido, França, Alemanha, Polónia, Hungria e Suécia.
A grande maioria dos entrevistados não perde tempo a ler os rótulos nutricionais quando está na loja e apenas 16,8 por cento, de um total de cerca de 6 mil inquiridos, procura a informação nutricional antes de fazer a compra.
Segundo Alexandra Bento, presidente da Associação Portuguesa dos Nutricionistas (APN), o rótulo “tal qual está hoje, não é muito apelativo, nem é muito fácil a sua leitura”, defende em declarações ao Destak.
Apesar de a rotulagem nutricional não ser obrigatória, a maior parte das empresas já coloca esta informação nas embalagens, embora nem sempre de forma apelativa ou legível. |
|
Ler mais...
|
|
|
Beber café reduz em 27% o risco de AVC |
|
|
|
|
04-Mar-2010 |
|
Beber café de forma regular parece reduzir o risco de acidente vascular cerebral (AVC), indica um estudo recente apresentado na conferência anual da American Stroke Association.
Esta informação não é totalmente nova mas tem importância dado confirmar estudos anteriores.
Neste estudo, liderado pela investigadora Yangmei Li, epidemiologista da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, foram avaliados 23 mil homens e mulheres, que foram acompanhados durante dois anos.
Segundo nota enviada à imprensa pela autora do estudo, "o consumo de café referido pelos mesmos pacientes apresentava uma relação inversa com o risco de AVC".
Em geral, as pessoas que relataram consumir qualquer quantidade de café tinham um risco de ter um AVC 27% menor que o dos que nunca consumiam a bebida. |
|
Ler mais...
|
|
|
Governo aceita cultivo de batatas transgénicas |
|
|
|
|
04-Mar-2010 |
|
No entanto, a decisão de Bruxelas está a gerar polémica. O executivo italiano já veio propor uma frente unida de países contra a decisão da Comissão Europeia.O Governo disse aceitar o cultivo de batatas transgénicas, como foi decidido esta terça-feira pela Comissão Europeia, afirmando que esta decisão vem na linha do que aconteceu já com outros produtos geneticamente modificados.
O executivo português, através do Ministério da Agricultura, disse à TSF aceitar a decisão de Bruxelas de autorizar o cultivo e a comercialização de batatas geneticamente modificadas.
A tutela afirmou que esta é uma posição que surge no seguimento do que já foi decidido para outros produtos geneticamente modificados.
Contudo, o governo de Roma fez saber que é absolutamente contra o cultivo de uma batata transgénica, apelando a uma frente unida de países contra a decisão do executivo comunitário. |
|
Ler mais...
|
|
|
Brasil: Primeiro Fórum Parlamentar contra a fome debate segurança alimentar |
|
|
|
|
03-Mar-2010 |
|
O Brasil vai ser palco do Fórum da Frente Parlamentar contra a Fome (FPH), cujo objectivo é estabelecer um espaço de diálogo entre os parlamentares e a sociedade civil organizada, que terá lugar na cidade de São Paulo, entre os dias quatro e cinco de Março.
O objectivo é identificar estratégias comuns para construir a segurança alimentar na América Latina e Caribe, e que o Direito à Alimentação seja uma realidade para todos, sendo que este Fórum será uma forma ampla de debate onde participam funcionários de governos e organismos internacionais, entre outros.
O encontro, organizado me conjunto pela Assembleia Legislativa de São Paulo, o Parlamento Latino-Americano e a Iniciativa América-Latina e Caribe sem Fome da Organização das Nações unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), reúne importantes personalidades de toda a região, para trocar experiências e acordarem acções comuns para erradicar o problema da fome. |
|
Ler mais...
|
|
|
CE apresenta este Verão proposta de autorização de OGM |
|
|
|
|
03-Mar-2010 |
|
O Comissário europeu para a Sanidade e Consumidores, John Dalli, tem a responsabilidade de preparar uma proposta, a concluir no próximo Verão, que permita aos Estados-membros poderem escolher se querem ou não cultivar organismos geneticamente modificados (OGM) no seu território.
O documento da Comissão terá que seguir a linha do esboço já apresentado pelo presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, o qual considera possível combinar um sistema de autorização comunitária, de acordo com critérios científicos, com a liberdade dos Estados-membros para consentirem o cultivo de OGM.
Em Conselho de Ministros do Meio ambiente da união Europeia, realizado no passado mês de Junho, esteve em debate uma proposta apresentada pela Áustria, que contou com o apoio de outros dez países, na qual coloca-se a possibilidade de cada país ter capacidade de poder decidir, de forma individual, se quer cultivar plantas transgénicas.
Em consequência, os países a favor dos organismos modificados poderiam dar... |
|
Ler mais...
|
|
|
|
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>
|
| Resultados 1 - 9 de 1194 |