|
Consumo de água com alto teor de crómio provoca lesões hepáticas e renais |
|
03-Jul-2008 |
|
O consumo de água contaminada com elevados níveis de crómio provoca lesões hepáticas e renais, concluiu um estudo da Universidade de Coimbra (UC) divulgado esta semana, e que alerta para a necessidade de se monitorizarem os seus parâmetros. Em declarações à agência Lusa, a coordenadora do estudo, Maria Cármen Alpoim, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), explicou que com o estudo ficou demonstrado que “consumo continuado de água da rede pública contaminada com crómio hexavalente provocou graves lesões hepáticas e algumas lesões renais e, embora não se tenham registado desenvolvimento de tumores, observaram-se alterações no metabolismo da glicose . A especialista explanou que os doentes desenvolvem um quadro clínico idêntico ao da diabetes tipo 2 e passam a sofrer de elevados níveis... |
|
Ler mais...
|
|
|
Substância presente nos orégãos pode ajudar a curar inflamações |
|
02-Jul-2008 |
|
Os orégãos, além das suas qualidades aromáticas, contêm um princípio activo que parece ajudar a curar inflamações, afirmam investigadores suíços num estudo publicado na revista da Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS). Investigadores das Universidades de Bona e Zurique administraram o princípio activo, conhecido por beta-cariofilina (E-BCP), em ratinhos com inflamações nas patas, tendo observado uma subsequente melhoria dos sintomas em 70% dos casos. A E-BCP, existente em muitas especiarias e plantas comestíveis - como o manjericão, o rosmaninho, a canela e a pimenta preta - pode ser útil no tratamento de osteoporose, a arteriosclerose ou a doença de Crohn, sugerem os autores do estudo. Este composto pode tornar-se um importante factor dietético para inibir estas doenças da civilização moderna , afirmou Jürg Gertsch,... |
|
Ler mais...
|
|
|
Aumenta a produção de produtos lácteos na UE |
|
02-Jul-2008 |
|
Depois de quatro meses de crescimento contínuo do fabrico de produtos lácteo na União Europeia, essa taxa de crescimento inverteu, em Abril, para menos 0,5 por cento relativamente a Abril de 2007, o que pode justificar-se pelos problemas climatéricos (que afectaram produção e consumo) naquele mês.Apesar disso, a produção de manteiga continuou a aumentar, com mais quase três por cento do que em Abril de 2007. Já no caso do leite em pó desnatado se verificou uma quebra face ao volume produzido no mesmo mês do ano passado, quebra compensada pelo significativo crescimento da produção de leite em pó inteiro (mais onze por cento). No caso do queijo e depois da descida face ao mês homólogo verificada em Março, o mês de Abril apresentou um crescimento de 1,5 por cento.As entregas de leite, por seu lado, foram, nos primeiros quatro meses de 2008, dois por mais... |
|
Ler mais...
|
|
|
IVDP procede à normalização e articulação de conceitos e instituições na Região Demarcada do... |
|
02-Jul-2008 |
|
O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), com o apoio da Medida 1.4 do Programa Operacional do Norte (Programa ON), desenvolveu um projecto que irá pôr termo a um velho problema do Douro, e que resultava dos diferentes critérios de medição de áreas das parcelas com vinha, utilizados pelas diferentes instituições.Para resolver este e outros problemas o IVDP desenvolveu um conjunto de aplicações que funcionam com informação geométrica e alfanumérica, que lhe irão permitir efectuar a gestão do ficheiro de parcelas de vinha e todos os processos associados à gestão das denominações de origem (Vinho do Porto e DOC Douro) da Região Demarcada do Douro (RDD), designado por Sistema de Informação Vitivinícola da RDD (SIV-RDD).Este sistema representa uma significativa evolução, na medida em que o ficheiro de... |
|
Ler mais...
|
|
|
|
<< Início < Anterior | 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 | Seguinte > Final >>
|
| Resultados 291 - 300 de 453 |